Amsterdam, Boston, Berlim são as cidades dos próximos campeonatos mundiais

Após do campeonato mundial de baristas que decorrerá em Amesterdão já na próxima semana (20-23 de Junho), a World Coffee Events anunciou que a próxima edição acontecerá, junto com o 2019 World Brewers Cup, em Boston, EUA, nos dias 11-14 de Abril 2019. Berlim será a cidade onde se realizará os campeonatos mundiais 2019 World Latte Art Championship, World Coffee In Good Spirits Championship, World Cup Tasters Championship, e o Cezve/Ibrik Championship, nos dias 8-10 de Junho 2019.


O campeonato mundia de baristas é um encontro global das várias comunidades de café, apoiado por júris internacionais certificados e centenas de voluntários que generosamente contribuem com a sua dedicação e o seu tempo. Todas as competições usam um conjunto de equipamentos patrocinados, com as máquinas de café espresso fornecidas pela Victoria Arduino, moinho pela Mahlkönig, produtos de limpeza pela Urnex e água preparada pela Pentair Everpure. A estes patrocinadores juntam-se dúzias de grandes e pequenas empresas que apoiam as competições, organizadas pela World Coffee Events, divisão da Specialty Coffee Association.


Nos campeonatos mundiais de baristas, canditadas vão preparar tres bebidas à base de café para o júri: a ronda do café espresso, salientando sabores e precisão; a ronda da bebida à base de café com leite com estilo e volume à escolha do barista; e a ronda da bebida de assintura onde os participantes podem dar asas à fantasia enquanto a bebida contem café espresso e seja preparada ao vivo. A bebida de assinatura pode conter infusões, xaropes, vapores e destilações, e ser servida em peças de cerâmica e com decoraçoes unicas. Cada concorrente tem 15 minutes para apresentar as 3 rondas na ordem que prefere e na maneira que, segundo o barista, saliente melhor o potencial do cfé de especialidade. As apresentações são avaliadas em múltiplas pontuações sensoriais e técnicas. 16 participantes avançam para os semi-finais, e 6 para o final. O barista apurado vencedor será coroado o barista campeão do mundo para o ano a decorrer.


A World of Coffee é a feira anual sobre o café, iniciada pela Specialty Coffee Association of Europe, e agora produzida pela Specialty Coffee Association. A feira é desenhada para apoiar os profissionais da área do café, reunindo todo o mundo do café de especialidade para comércio, educação e convívio. A World of Coffee Amesterdão decorrerá nos dias 21-23 de Junho, abrindo o campeonato mundial de baristas já no dia anterior, dia 20.


Para mais informações, visita worldbaristachampionship.org onde podes encontrar o programa, videos e os perfís dos candidatas, onde revelam as suas incríveis viagens pelo mundo do café.


A promover o café de especialidade em Portugal

  • Grey Facebook Icon

© 2019